Festa do aniversário de Tomazina acontece nesta sexta-feira

Haverá atividades até domingo

As atividades em comemoração dos 150 anos de emancipação política da cidade já estão acontecendo desde o último dia 26. Nessa sexta-feira, dia dois – data do oficial de aniversário – acorrerá o desfile cívico e feira gastronômica.

Nessa sexta-feira (2), Tomazina estará em festa, comemorando seus 150 anos de emancipação política. O dia será marcado por desfile cívico, com início às 16h, e são esperadas autoridades de todo o estado e a população para os festejos. As atividades comemorativas destacam a cultura e história do município e já começaram desde o último dia 26, com encontro de violeiros (Viola Fest) e feira gastronômica (Feira Fest).

Dentre os destaques do ato cívico desta sexta, os colégios municipais preparam a atração, divididos em temas locais, como: as belezas naturais da cidade, imigração, lendas, hino, bandeira, homenagens aos fundadores, mulheres do café, além é claro, do tradicional bolo de aniversário. Ainda, na sexta-feira, após o desfile, terá início a feira gastronômica – Feira Fest -, marcada pela culinária local e preparada por fornecedores de Tomazina.

As atividades vão seguir até o domingo, dia 11 de junho, e fazem parte da programação o ‘Encontro de Jipeiros’, a “Copa Norte Pioneiro de Mountain Bike” e o “Desafio Formas Bike”. Nesses dois últimos os atletas percorrerão respectivamente 32 km e 16km na área rural. Para os amantes da corrida, no domingo 11 de junho ocorrerá o “Circuito de Corrida Forma Ativa”, com trajeto de 6 km e largada na Prainha.

História

O nome Tomazina é uma homenagem ao major Thomaz Pereira da Silva, pioneiro, desbravador e fundador do município em meados do século XIX. Hoje, Tomazina conta com pouco menos de 10 mil habitantes. A fertilidade do solo, banhado pelo famoso Rio das Cinzas, foi determinante para a colonização e exploração agrícola da região.

Programação Completa de Aniversário:

SEXTA-FEIRA, 02 DE JUNHO DE 2017
*Aniversário de Tomazina*

16h – Desfile Cívico
Diversas atrações, presença do Prefeito e de outras autoridades estaduais.
Local: Partindo do Colégio Francisco Inácio até a Praça Coronel Joaquim Thomaz (Matriz).

Feira Fest (Gastronomia)
Feira gastronômica com grande variedade: Bolos, tortas, sucos, crepes, salgados, pastel, algodão, doce, tapioca, lanches, pizzas e muito mais.
Horário: Logo após o desfile.
Local: Praça da Matriz.

SÁBADO

9h – 3º Encontro de Jipeiros
Jipes de toda região, em um grande encontro.
Local: Saída do Centro de Tomazina para a Trilha do Tatu

DOMINGO
Três eventos agitam a Prainha

7h30 – Copa Norte Pioneiro de Mountain Bike
Esportistas encarando uma trilha de 32 km.
Local: Prainha (largada)

7h30 – Terceiro Desafio Formas Bike
Bikes de toda região percorrendo 19 km.
Local: Prainha (largada)

7h30 – Circuito de Corrida Forma Ativa
Atletas e apaixonados por corrida num desafio de 6 km.
Local: Prainha (largada)

*Programação sujeita a alterações. Acompanhe todas as notícias em: www.tomazina.pr.gov.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.