Itaipu abre programação do aniversário de 45 anos

A programação encerra dia 1º de junho

A Itaipu Binacional programou uma série de atividades para marcar os 45 anos de constituição da empresa, comemorados no próximo dia 17. Estão previstas ações dentro e fora da usina, incluindo um evento aberto para a comunidade. Também haverá exposições no Ecomuseu, plantio de árvores, homenagens aos empregados mais antigos e aos aniversariantes do mês.

A programação será aberta já nesta sexta-feira (03), às 09 horas, com um café da manhã no hall do Edifício de Produção. E será uma comemoração dupla e binacional: os diretores-gerais brasileiro, Joaquim Silva e Luna, e paraguaio, José Alberto Alderete, vão descerrar uma placa dos 35 anos do primeiro giro comercial da usina – que ocorreu no dia 5 de maio de 1984.

No dia 9, a programação prossegue com a abertura de quatro novas exposições no Ecomuseu. Uma delas vai tratar de um tema prioritário para a usina: a segurança de barragem.

No dia 22, a partir das 08 horas, no Edifício de Descarga (EDC), haverá um evento binacional para todos os empregados e empregadas. Será um café da manhã com a participação dos diretores e apresentação do Coral de Itaipu. Haverá transporte para o local (os detalhes serão divulgados na véspera do evento).

O plantio de árvores dos empregados que completam 15 anos de empresa está previsto para o dia 24, às 16h30m, no Bosque do Trabalhador. No mesmo dia, às 17h30m, no Porto Kattamaram, ocorrerá a homenagem aos colegas que completam 15 e 30 anos de casa e também aos recém-aposentados.

No dia 27 a programação será concentrada em Curitiba, no Edifício Parigot de Souza. Às 09 horas, no 11º andar, os aniversariantes de abril e maio serão homenageados. Às 14 horas, no Espaço Miguel Reale, haverá o bate-papo com o diretor-geral Joaquim Silva e Luna sobre temas abordados no encontro do dia 09 de abril, em Foz do Iguaçu.

Ainda no dia 27, às 15 horas, no Espaço Miguel Reale e no auditório térreo, os empregados vão se reunir para um coffee break em comemoração aos 45 anos da empresa.

A programação de aniversário de Itaipu termina no dia 1º de junho (sábado), das 14h30 às 19h30, com uma grande festa aberta para a comunidade. Estão previstas atividades do Museu em Ação, programada pela equipe do Ecomuseu, e também uma apresentação especial do Coral de Itaipu. Será uma tarde para reunir toda a família.

Exposições do Ecomuseu

A abertura das novas exposições do Ecomuseu, organizadas pela Divisão de Educação Ambiental, será às 18h30m do dia 09 de maio (quinta-feira). Todas são inspiradas no trabalho de Itaipu e nas conexões da usina com o território. A primeira é “Itaipu Binacional: Segurança de Barragens”, no Espaço de Exposições Temporárias.

Com apoio da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura, a exposição terá cinco módulos: formação geológica da Terra, do Paraná e da área de Itaipu; segurança de barragem (projeto de construção da usina, instrumentação, equipamentos e visita virtual a usina); Laboratório de Concreto; monitoramento e segurança hídrica; novas pesquisas e inovações (Ceasb) e Jogos interativos.

No Espaço Aquário, será aberta a exposição “Eletrik CO. Heart”, de Lu Mizkatze. A autora é filha de barrageiro, autista, e retratou em pinturas de murais e telas o que considera ser o “coração” da usina – percorrendo o início da construção da barragem, a preocupação com as questões ambientais e o cuidado com a água e as pessoas.

O arquiteto Henrique Gazzola, empregado de Itaipu (ODMP.CD), e Marcelo Marinho, professor universitário, vão apresentar a exposição “Paraná às Margens”, no Espaço das Artes, com uma seleção de 27 fotografias impressas sobre tecido com temas da vida cotidiana na região da Tríplice Fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina.

Na Sala Ciência, alunos do Colégio Flávio Warken, da Vila C, apresentarão a exposição Arte e Comunidade: um Olhar sobre Itaipu. São 15 quadros com releituras de mestres como Vicent Van Gogh ambientadas em cenários da usina (veja exemplo acima). Uma novidade da exposição será a utilização de tintas fluorescentes, com a intenção de remeter à energia de Itaipu.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.