NPdiário | Norte Pioneiro em Revista Semanal

Norte Pioneiro em Revista Semanal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Resumo de informações na coluna do jornalista Valdir Amaral 

Que venha 2021 (A)

O ano de 2020 chegou ao fim, com a marca de ter sido um dos mais desafiadores, que impôs novas regras e dificultou o trabalho e as atividades de muitos profissionais. O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) fez um balanço do ano legislativo na Assembleia, que chegou ao fim no dia 18 de dezembro.

Agora, os deputados retornam à ativa somente no dia 1º de fevereiro, com a posse da nova mesa diretora, da qual Romanelli continua como primeiro-secretário, junto com o também reeleito, presidente Ademar Traiano (PSDB). Neste ano, apesar das restrições, foram 306 projetos aprovados pelos deputados que se tornaram lei e estão em vigor em todo o Paraná.

Que venha 2021 (B)

Romanelli lembra de duas das principais lutas dos deputados em 2021 e que já constarão na pauta de discussão da Assembleia Legislativa do Paraná: a vacina e o pedágio. Como primeiro-secretário, Romanelli articulou o adiantamento de repasse de recursos da Assembleia para a compra de doses da vacina contra o Covid-19. A proposta, segundo o deputado, é que o Estado faça o planejamento financeiro e logístico com antecedência para que, tão logo a vacina esteja disponível, o Paraná tenha recursos para a compra das doses. Com o recurso destinado pela Assembleia para a compra das vacinas, a Secretaria de Saúde já adquiriu as seringas e agulhas e deixou todo o aparato necessário para vacinar os paranaenses. “Vamos vencer esta luta contra o covid-19, com planejamento e união de todos os setores”, estima Romanelli.

Pedágio

Outra luta que Romanelli aponta que será árdua de todos os deputados é contra o novo modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal. Além disso, a Assembleia também trava um embate acirrado contra as concessionárias do Anel de Integração, que terão o contrato encerrado em novembro de 2021. Com muitas obras ainda a serem realizadas e os aumentos constantes e arbitrários, Romanelli denuncia o descaso e desrespeito com o motorista paranaense. Para ele, é importante que toda a sociedade se mobilize para que o Paraná não herde “sucatas”, muito menos não tenha concluída as obras previstas em contrato, superfaturadas nas últimas duas décadas, mas não realizadas.

Cisnorpi

O empresário Marcelo Palhares (PSD), prefeito eleito de Jacarezinho, será o novo presidente do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Conforme adiantado por essa coluna, ele foi escolhido por unanimidade, em eleição que aconteceu terça-feira, dia 22. Ele será gestor do consórcio no biênio 2021/2022. Adelita Parmezan (PTB), de Quatiguá, foi eleita vice-presidente. O prefeito eleito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato (PSB) será o novo secretário. “Nossa meta é dar a oportunidade ao maior número de pacientes possíveis o tratamento médico aqui mesmo na região, sem a necessidade de viagens para cidades maiores. Reduzir essas viagens significa muito mais segurança e comodidade para quem precisa de tratamento”, avalia o novo presidente do Cisnorpi, que na campanha eleitoral, contou com o apoio do governador Ratinho Junior (PSD) e o deputado Luiz Claudio Romanelli.

Amunorpi

Já a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) terá como presidente o prefeito reeleito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSD). Luis Henrique Germano (PSD), de Siqueira Campos foi eleito vice-presidente e João Carlos Bonato (PSB), de Ribeirão Claro será o segundo vice-presidente. O novo presidente da Amunorpi agradeceu ao governador Ratinho Júnior e ao deputado Romanelli pelo apoio nos quatro anos em que está na Prefeitura de Carlópolis. Hiroshi Kubo terá o desafio de fazer uma gestão moderna e eficiente à frente da Amunorpi, além de fortalecer a instituição, que nos últimos anos perdeu alguns municípios associados. O retorno às atividades da Associação está previsto para o dia 11 de janeiro.

Saneamento

O deputado Luiz Claudio Romanelli confirmou investimentos de R$ 7,86 milhões da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entre 2021 e 2025, em vários municípios do Norte do Paraná. Cinco municípios do Norte Pioneiro serão atendidos com a instalação de poços tubulares profundos para ampliar a capacidade do sistema. Segundo o deputado, somente no último trimestre deste ano foram contratadas obras de operacionalização de poços em Ibaiti, Japira e Leópolis. Já em Santa Mariana, um novo poço acaba de entrar em operação. Em Ibaiti, a ampliação do sistema atual consiste na implantação de 50 quilômetros de rede, duas elevatórias e uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Curiúva, Barra do Jacaré e Leópolis foram contemplados com sistemas completos e modernos de esgotamento sanitário. As obras seguem a todo vapor.

Itambaracá

Estudantes de Itambaracá terão um novo ônibus para transporte em 2021. Emenda do deputado federal Felipe Francischini (PSL) já aprovada, garante a aquisição do veículo 0km. A partir de janeiro, o município será administrado por Mônica Cristina Zambon Holzmann e pelo vice-prefeito Marcus Vinicius de Andrade, o ‘Marquinhos’, ambos do PSL. O novo ônibus será utilizado no transporte de estudantes da área rural, facilitando o acesso dos alunos às escolas municipais.

Bandeirantes

A comunidade de Bandeirantes deu exemplo de solidariedade neste fim de ano. A Campanha de Alimentos em prol do Hospital do Câncer ( foto principal  ) de Londrina realizada em novembro foi considerada um total sucesso pelos diretores da instituição. Moradores da cidade doaram milhares de produtos de higiene, material de limpeza e alimentos não perecíveis. Segundo a direção do HC, a arrecadação de alimentos superou as expectativas. O Hospital do Câncer Antônio Prudente é referência no tratamento do câncer no Norte do Estado e atende pacientes de toda a região com procedimentos mensais entre consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia.

Feliz Ano Novo

Nesta sexta-feira, dia 1º de janeiro, vamos dar as boas vindas a 2021. Depois de passar por um ano difícil e de nos afastarmos das pessoas que nos são queridas, o momento requer os mesmos cuidados. O alerta é do deputado Romanelli, que lembra que o vírus ainda está presente e que, por isso, é necessário que as festas de fim de ano sejam acompanhadas de todos os cuidados necessários para evitar a contaminação: usar máscara de proteção facial, higienizar as mãos com álcool e manter o distanciamento. “Abraços são sempre bem-vindos e fazem muito bem. Mas, nesse momento, precisamos lembrar que todos os cuidados são necessários. Então, vamos permitir que aqueles que amamos possam continuar saudáveis e por perto também em 2021. Feliz Ano Novo”, deseja Romanelli. Esse também é o desejo deste colunista.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas