Carreta ajuda prevenir câncer em Ibaiti

Parceria entre prefeitura e Sesi

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ibaiti, a Secretaria Municipal de Saúde e o Sesi de Santo Antônio da Platina, a carreta do programa Cuide-se+ Prevenção do Câncer está atendendo até esta sexta-feira, dia sete,  atendendo de forma totalmente gratuita a população do município.

A ação teve total apoio do Prefeito Antonely Carvalho e da Secretaria Municipal de Saúde, representada por William Martins Borges.O horário de atendimentos será das 09:00 as 11:50 / das 13:30 as 17:00. Sendo exclusivo para os cidadãos de Ibaiti. É necessário levar RG e CPF para realizar cadastro.

O objetivo principal do eixo de Prevenção do Câncer, do Programa Cuide-se +, é a conscientização em relação ao diagnóstico precoce e ao controle da doença, aumentando assim as chances de recuperação. Isso porque o risco de desenvolvimento do câncer é, em sua maioria, determinado por fatores externos, e está relacionado com uma combinação de fatores genéticos e, principalmente, estilo de vida.

As Unidades Móveis de atendimento para prevenção ao câncer possuem equipamentos de última geração, além de uma equipe de profissionais especializados, para atender a população com exames de prevenção para mama, próstata, pele e colo do útero. Os exames realizados nas unidades móveis são encaminhados para laboratórios credenciados ao projeto e os resultados serão entregues posteriormente para a população.

A carreta com consultório atende em frente à Prefeitura (fotos), onde são realizados exames de mamografia em mulheres a partir de 40 anos; Papanicolau em mulheres que tenham iniciado a atividade sexual e queiram fazer o exame; Próstata/PSA com realização de exame de sangue em homens a partir dos 40 anos; e de Pele para quem tiver alguma evidência/mancha preocupante. É um exame para análise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer se são lesões de característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.