TG pode fechar em Santo Antônio

O Tiro de Guerra 05-004 de Santo Antônio da Platina, que foi criado em 1929, passa por seu pior momento em se tratando de espaço físico. A falta de manutenção em praticamente toda a estrutura daquela unidade militar levou o atual Chefe de Instrução, Subtenente Elvandir ‘Machado’ Taugen(foto) encaminhar ao Exército, em março deste ano, relatório com descrição das reais condições do prédio com fotos que revelam grande parte da estrutura comprometida com rachaduras nas paredes, buraco no solo ao lado da sala de armamento, deslocamento do forro junto à parede na sala de instruções/palestras “Olavo Bilac”, rachaduras nas paredes dos banheiros, dos vestiários, do dormitório, fiação elétrica danificada, enfim, problemas que vieram se acumulando ao longo do passar dos anos.

A iniciativa de comunicar a hierarquia militar se deu porque às 14h05min do dia 17 de fevereiro, o Chefe de Instrução do TG protocolou o Ofício nº 13, na Prefeitura, solicitando reforma nas dependências e, como o pedido não recebeu a atenção que se imaginava, levou ao conhecimento dos superiores. Aliás, em março último o Major Luís Henrique Martenetz esteve em Santo Antônio da Platina e constatou pessoalmente os problemas. Também se reuniu com o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), em seu gabinete no Executivo, ocasião em que fez questão de pedir que se fizesse mais presente na unidade militar. “Porém, o senhor prefeito esteve ausente da solenidade de início dos trabalhos, como também da homenagem que fizemos às mães dos atiradores, pois é ele quem é o Diretor do TG”, lamentou o Subtenente.
Na descrição dos problemas, Machado ressalta ser necessária a reforma para que os trabalhos possam continuar cumprindo com sua finalidade e com a segurança na instrução e formação dos novos atiradores, num total de 50 em atividade este ano.

Ele deixou bem claro no documento que vários contatos foram mantidos com o Secretário Municipal de Planejamento, Serviços e Obras, Orlando Pimentel que esteve em in loco constatando a necessidade da manutenção. No teor do ofício o Chefe de Instrução especificou assim os problemas apresentados: “substituição do telhado de todas as instalações do TG, pois não há uma dependência que não tenha infiltração durante as chuvas; substituição dos pisos da sala da chefia de instrução e sala da secretaria; substituição do forro nos banheiros, alojamento e cozinha; pintura geral da parte externa e interna incluindo muros; manutenção da rede hidráulica e elétrica geral; colocação de manta asfáltica no pátio haja visto que a atual encontra-se desmanchando; e, com urgência, um laudo técnico do departamento de engenharia, com relação à segurança da instalação devido às rachaduras que aumentaram significativamente após o constante período e com intensas chuvas”.

O TG não forma apenas atiradores, mas cidadãos e, para tanto, temos que ter segurança na estrutura e condições para trabalhar”

No mês de março o responsável pelo Departamento Municipal de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, arquiteto Daniel Vidal da Silva esteve nas dependências do TG na companhia do secretário Pimentel, constatando que, realmente, os problemas eram – e continuam sendo – diversos. Para o arquiteto da prefeitura as atividades do Tiro de Guerra “poderiam prosseguir”. Na mesma ocasião, o Engenheiro Rodrigo Augusto Carvalho, que é o Diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura, também constatou os problemas e, por telefone, naquela época, ao falar com a reportagem do npdiario, disse ter constatado muitas rachaduras, problemas na parte elétrica, vazamento de água e um laudo final estaria sendo providenciado “a pedido do Secretário Orlando” – o que não ocorreu – e que, em sua opinião, “o uso do prédio poderia ser evitado”. “Infelizmente, até hoje, este laudo ainda não chegou a nossas mãos e, em fevereiro deste ano já havia comunicado que o prédio está deficitário, aliás, vou mais longe, desde 2015 venho pedindo ao prefeito Pedro Claro a reforma no TG”, sublinhou o militar que é natural de Santa Maria (RG) e chegou a Santo Antônio da Platina em 15 de dezembro de 2014 e, em 17 de dezembro do mesmo ano assumiu o comando do TG. Machado está no Exercício há 25 anos.
Para o chefe de instrução “o TG não forma apenas atiradores, mas cidadãos e, para tanto, temos que ter segurança na estrutura e condições para trabalhar”. Outro exemplo apontado pelo Subtenente de falta de manutenção é a casa ao lado da unidade militar que, normalmente, era usada para acomodar o comandante e sua família, porém, “também está em péssimas condições com rachaduras e problemas na parte hidráulica desde que aqui cheguei e, lamentavelmente, já ouvi pelo menos umas 11 promessas somente este ano que a reforma iria ocorrer”, desabafou o militar que teve que alugar uma casa.
Hoje as instruções não são realizadas na sala “Olavo Bilac” por motivo de prevenção. “Não faço mais as instruções no prédio e sim na quadra de esportes; os chuveiros não funcionam e os atiradores após todas as atividades que realizam tomam banho somente em suas casas, ao contrário do que deveria normalmente ocorrer”, falou Machado.
Um dos poucos serviços de manutenção realizado na sede militar platinense, segundo informou o chefe de instrução do TG, foi à troca das telhas Eternit da Reserva de Armamento. “Depois de muita insistência a Prefeitura enviou 15 telhas” e mais outro tanto “que tivemos que dar um jeito de arrumar por nossa conta. Eu pesquisei no youtube como colocar, pregar, enfim, não sou da área, mas com a ajuda de atiradores, pai de atiradores, amigos da sociedade, eu tirei as telhas, fizemos a limpeza e comprei prego, parafusos, broca (apresentou as notas à reportagem) e trocamos o telhado, serviço que fora prometido pelo secretário Orlando Pimentel quando de sua presença aqui no TG, inclusive o Didi, amigo, filho do Pedrão da Churrascaria, me ajudou no começo da colocação das telhas. Da mesma forma, ao recebermos quatro latas de tintas de 18 litros cada uma da Prefeitura, com o apoio dos atiradores e de alguns pais, fizemos a pintura de alguns pontos do prédio e agora vamos pintar o muro”, adicionou.
Em 28 de março, uma segunda-feira, a reportagem – em virtude de outra manifestação pública do Subtenente acusando a necessidade da reforma no TG – conversou com o Secretário Orlando Pimentel que confirmou, naquela ocasião, que o departamento de obras da Prefeitura estaria fazendo as manutenções emergenciais, consertando telhado, vazamentos, trincas nas paredes e colunas, arrumando o forro do banheiro e calçadas. Naquela oportunidade disse ele: “Já fizemos um levantamento completo do local e, inclusive, adquirimos as telhas. Hoje (se referindo a 28 de março), por exemplo, pedi para o encanador ir até o prédio para analisar a parte hidráulica. Quanto às trincas, nosso pedreiro estará fazendo o serviço, colocando grampos nas colunas assim como trabalhando para acabar com a infiltração da água da chuva, mas é bom deixar bem claro que esta parte do serviço será feita com pessoal nosso e todos sabem que nossa equipe é reduzida, mesmo assim, estaremos atendendo e, pode acontecer de parar um determinado tempo para atender uma emergência, mas, em seguida, retorna para o prédio do TG”, afirmou Orlando em março último.

Com relação à pavimentação do pátio do TG ele foi bastante sincero. “Fizemos também uma avaliação do pátio e trabalhamos com a realidade, então já afirmo que não dá por enquanto para recuperar a pavimentação que irá exigir muito recurso de emulsão, pedras porque é grande o espaço e estamos torcendo para que, até o final do ano consigamos resolver mais este problema”, relatou na ocasião o secretário.
O Subtenente informou que “nesta primeira semana de julho teremos a visita aqui na sede do Tiro de Guerra do General Carlos Alberto Mansur, novo Comandante da 5ª Região Militar que também já ciente dos problemas, está preocupado com a situação”, disse Machado, que acrescentou: “é lamentável esta realidade, enquanto que sedes militares de Jacarezinho, Cambará, Bandeirantes, Cornélio Procópio, estão muito melhores que a nossa”.

Vamos trabalhando conforme as condições que temos e atenderemos todas solicitações, mas, dando prioridades para os problemas emergenciais e o TG é um problema que vamos atender sim”

Na tarde da última sexta-feira, dia 1º de julho, o Prefeito Pedro Claro recebeu em seu gabinete a reportagem do npdiario para falar sobre o assunto já que o Subtenente informou que, com a vinda do departamento de engenharia do Exército, fazendo o laudo e, constatando a seriedade e falta de segurança do prédio, pode interromper os trabalhos militares deste ano e fechar a unidade militar até que a manutenção seja feita.
O prefeito lamentou a atual situação e reconheceu que realmente há um problema sério para ser solucionado, mas confirmou a dificuldade que a prefeitura enfrenta em ter pouco servidor na área de obras, apontando um pedreiro e quatro ajudantes para suprir toda a demanda de obras como serviços na área rural e urbana, serviços de galerias de águas pluviais, recuperação de pontes, pequenos consertos em todas as repartições públicas do município como setor de saúde, educação, administrativo, enfim, “nosso índice está no limite e não há como contratar”.

E continuou: “também tivemos o problema das chuvas em fevereiro e março. Se conseguimos uns 10 ou 15 dias para trabalhar foi muito e, com isso, os problemas foram se acumulando. Deixo bem claro que o Tiro de Guerra é também uma prioridade da administração, mas devemos levar em conta que há necessidade e necessidades e vamos dando atenção e resolvendo aquelas que mais necessitam de atenção imediata”.

Ele citou um exemplo: “Não é que não queremos fazer a reforma do TG, longe disso, mas veja bem, tivemos um problema sério em galeria na Rua 19 de Dezembro. Tivemos que mobilizar o pedreiro e sua equipe, maquinário, depois foi feita a recuperação asfáltica. Agora estamos fazendo uma base para cercar a unidade da Estação do Ofício (localizada na Rua 24 de Maio, dentro de um bosque) que foi assaltada. Quem reside nas proximidades sabe o que estou dizendo, há pessoas que inclusive consomem drogas ao redor do prédio. Já melhoramos um pouco a iluminação por lá então é uma prioridade inclusive para levar segurança para quem frequenta as aulas como para os servidores que lá trabalham. Foi terminada esta semana um serviço de instalação de canaleta para escoamento de água na Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto onde os veículos não conseguiam mais passar. Portanto, deixo bem claro, tudo o que envolve a prefeitura é prioridade, mas vamos trabalhando conforme as condições que temos e atenderemos todas as solicitações, mas, vamos dando prioridades para os problemas emergenciais e o TG é um problema que vamos atender sim”, enfatizou o prefeito Pedro Claro.
O Secretário de Planejamento também estava no gabinete do Prefeito por ocasião da visita da reportagem do npdiario e afirmou diante do prefeito que dentro de no máximo 20 dias, o pedreiro e seus auxiliares estarão trabalhando nas dependências do Tiro de Guerra. “Inclusive já temos bastante material comprado, portanto, acredito que este prazo de 20 dias seja o suficiente para que consigamos levar a equipe de obras para lá”. O prefeito em seguida disse: “Quero que você mesmo possa cobrar o Orlando se em 20 dias a equipe não estiver lá no TG” (dirigindo a palavra diretamente para o Jornalista).
Tanto o prefeito como o Secretário também citaram o serviço que o executivo vem fazendo de recape asfáltico na Rua Santos Dumont, na Vila Ribeiro. O Secretário Municipal de Gestão, José Antônio da Silva, confirmou o trabalho: “Somente lá são em torno de 700 metros de asfalto que estamos fazendo”.
O Tiro de Guerra 05-004 está localizado no centro de Santo Antônio da Platina, na Rua Coronel Capucho que faz esquina com as Ruas dos Estudantes e Deputado José Afonso e tem, este ano, 50 atiradores em exercício de suas obrigações militares que tiveram início em março e se estende até o mês de novembro deste ano.

Texto e fotos: Jornalista Fábio Galhardi/Especial para o npdiario

terrar4 terrar3 terrar2 terrar1 terrar terrar5 orlando

terrar7 terrar6machado5 machado4terrar9

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.