Grupo instrumental se apresenta em Ribeirão Claro

No próximo dia 15 na praça central

Contemplado pelo edital de circulação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, o grupo Klezmorim se apresenta pela primeira vez no Norte Pioneiro, em Ribeirão Claro.

Será no dia 15 próximo(um domingo), às 14 horas na Praça Rui Barbosa , no centro.

Klezmorim quer dizer “músicos que tocam Klezmer”, gênero musical judaico em que seis músicos de Curitiba se basearam para compor o grupo, em 2009. Temas típicos da música yiddish, tradicional desde o século XV, recebem arranjos influenciados por ritmos brasileiros como frevo, choro, baião e xote em um show instrumental impossível de assistir sentado.

Com 8 anos de trajetória, dois álbuns e um DVD, o Klezmorim criou uma identidade própria e um trabalho consistente a partir da pesquisa do estilo Klezmer, e é uma das poucas bandas brasileiras com essa característica.

Por esse motivo as apresentações desse projeto foram previstas para ocorrer em praças e locais de livre acesso dessas cidades, apresentando composições próprias e arranjos para músicas tradicionais.

A característica multi-instrumental do grupo busca ir além do tradicionalismo em busca de uma fusão de sonoridades. No palco, em clima festivo, Julio Coelho, Hudson Müller, Marc Olaf, Lúcio Lowen, Thiago Ramalho, Lauro Ribeiro e Rodrigo Henrique se revezam entre violino, trompete, trombone, piano, baixo, souzafone, guitarra e bateria.

O Klezmorim apresenta um repertório repleto de sonoridades de diversas culturas, composto por releituras de canções típicas, como “Hava Nagila” – uma ode à alegria, e composições autorais, como “Ulls Grans” (Rodrigo Henrique), “Klezmoríndios” (Hudson Muller) e “Kissirba” (Lúcio Lowen), presentes em seu último álbum e que expressam a fusão entre culturas e a quebra de fronteiras musicais ao misturar, inclusive, melodias ciganas.

O grupo participou de festivais por todo o Brasil, como a Virada Cultural (Curitiba/PR), o Kleztival – Festival de Música Klezmer (São Paulo/SP) e o Psicodália (Rio Negrinho/SC) por três edições seguidas. Em 2014, a Fundação Catarinense de Cultura concedeu ao Klezmorim o Prêmio Elisabete Anderle, com circulação por oito cidades e a gravação ao vivo do DVD “Uma Viagem do Oriente ao Ocidente”, em Florianópolis. No mesmo ano, o grupo realizou uma turnê de seis shows pela Austrália e um encontro com grupos internacionais do gênero, como o “London Klezmer Quartet” e o “Undesrkore Orkestra”.

Ficha técnica:

Hudson Müller – Saxofone e Trompete
Julio Coelho – Violino
Lucio Lowen – Guitarra
Marc Olaf – Bateria
Thiago Ramalho – Baixo
Rodrigo Henrique – Piano
Lauro Ribeiro – Souzafone
Isadora Flores: Produção
Valderval Filho: Produção Técnica/ engenheiro de som
Marianna Helena: Assistência de produção
Gusto Editorial: Design Gráfico
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Paraná

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.