Educom mobiliza servidores

Três encontros de planejamentos das atividades de Educomunicação pautaram as ações dos servidores da Prefeitura de Andirá nesta segunda-feira, dia 13. O primeiro aconteceu na Escola Municipal Pingo de Gente, onde profissionais dos setores de Serviços Gerais e Merendeiras – alunas no curso de capacitação continuada em Educomunicação, ofertado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação Social – promoveram uma reunião de pauta para definir estratégias, conteúdos e produção de um produto de mídia na escola, envolvendo alunos, professores e todos os demais profissionais da instituição.
Nesta primeira reunião de pauta ficou definido que será feito um vídeo-documentário sobre Alimentação Saudável e Limpeza. As servidoras, juntamente com os professores, irão desenvolver um ciclo de bate papo com os alunos, em cada uma das salas de aula e turnos da escola, sobre a manipulação dos alimentos, balanço nutricional e a importância da limpeza para qualidade de vida. Para isso, reuniões de preparação e abordagens com os alunos serão realizadas pelo próprio grupo de servidores. Num segundo momento, serão produzidas várias receitas juntamente com os alunos da escola, propiciando integração e ampliando os conhecimentos sobre a importância destes setores. Todo material será registrado por outra equipe, em vídeo e fotos, que serão depois expostos e apresentados.
Mas não foram só os profissionais da escola que se reuniram para planejamento de projetos nesta segunda. Funcionários dos setores de Administração (Protocolo, RH, Finanças, Telefônica, Compras, Licitação) e Obras, também se reuniram para debater e construir um projeto de Educomunicação. Várias ideias surgiram durante o encontro que definiu a produção de três tipos de produtos de comunicação: Jornal Mural / Boletim Informativo Online / Jornal Impresso Interno. Para Stephanie dos Santos Papini, do setor de Compras, proporcionar meios para ampliação dialógica entre os setores é muito importante. “Esse projeto é importante para nós servidores termos uma melhor comunicação, pois nem sempre temos tempo de procurar conhecer cada secretaria e sua função, até mesmo assuntos do nosso dia a dia. Com o Educom estamos aprendendo como nos comunicar de formas diferentes, para que todos tenham um bom conhecimento de todas as áreas”, declarou.
De acordo com Yankiton Francisco Rodrigues, do setor de Licitação, o Educom proporcionou nova visão sobre comunicação nos espaços públicos. “A comunicação é de suma importância entre os departamentos principalmente para demonstrar quais atos são tomados, os procedimentos administrativos, a execução. Na maior parte um departamento desconhece os atos administrativos do outro gerando críticas, o seria melhor interpretado com as devidas comunicações entre os setores da administração”, explica.
Os servidores do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), também tiveram mais um encontro de elaboração de um Jornal e uma Rede Social para ampliar a comunicação entre o setor e os beneficiados. Esta é a terceira reunião de trabalho promovido entre os servidores, alunos do Curso de Educomunicação. “Nosso objetivo é multiplicar informações tornando os usuários e beneficiários mais conscientes de seus direitos e deveres em relação às políticas sociais”, disse Gláucia Prezzoto.
O Curso de capacitação continuada em educomunicação está em sua segunda fase. A primeira, aconteceu em 2015 e pautou-se sobre as teorias, fundamentos e metodologias da comunicação e suas interfaces com os vários setores do poder público, com o objetivo de dinamizar e tornar mais democrático os ecossistemas comunicacionais. Nesta segunda fase, já neste ano, o conteúdo programático são de oficinas práticas. Além das oficinas os alunos/servidores já estão aplicando os conhecimentos nos vários setores onde estão inseridos. “Estamos numa fase muito importante do curso, onde os servidores já estão diagnosticando e detectando as necessidades de melhorias ou dinamização dialógica nos ambientes onde estão atuando. Isso, associado aos conhecimentos que adquiriram sobre a produção de meios de comunicação, tem sido fundamental para a efetivação do Projeto Educom. Está sendo uma experiência muito rica, tanto no campo da ampliação dos ecossistemas comunicativos, quanto na socialização entre os setores. A consequência que buscamos na aplicação da educomunicação é a melhoria da relação interna e da relação governo/cidadãos”, destacou o Secretário de Comunicação Social do município e coordenador do projeto, Tiago Silvio Dedoné.

prin1 prin2

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.