Aulão do Enem democratiza processo do conhecimento

O deputado lembra que a transmissão é feita pelo mesmo sistema utilizado nas sessões plenárias

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná abriu espaço nesta terça-feira, 27, para mais uma edição do “Aulão do Enem”, que ajuda estudantes a se prepararem para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Neste ano, por conta da pandemia, o evento foi realizado apenas virtualmente, com transmissão pela TV Assembleia e pelas redes sociais do legislativo paranaense. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que, por conta da Covid-19, foi preciso se reinventar para manter o aulão. “A educação não pode ser uma loteria.

Por isso que o Aulão do Enem é fundamental, porque democratiza o processo do conhecimento e apresenta resultados cada vez mais satisfatórios”, diz. Romanelli explica que, diferente dos anos anteriores, quando os alunos participaram do programa presencialmente, nesse ano a Assembleia teve de inovar e oferecer o serviço por meio de vídeo aula.

O deputado lembra que a transmissão é feita pelo mesmo sistema utilizado nas sessões plenárias, por meio de uma plataforma de videoconferência.

Cerca 300 alunos participam virtualmente, além dos que acompanham a transmissão pela TV Assembleia e pelas redes sociais. Por meio do Aulão do Enem são disponibilizados conteúdos e apostila para que os alunos possam se preparar para o principal exame do país, que dá acesso ao ensino superior. “É mais um projeto da Assembleia para aproximar o legislativo da sociedade e fortalecer a atuação do nosso parlamento”, comenta Romanelli, que anuncia também que a apostila com os exercícios estudados está disponível para download no site do projeto Assembleia no Enem. “Basta acessar o site [www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem] e clicar no ano 2020 ao lado da imagem da apostila no canto inferior da tela”, orienta. Aulão do Enem — A oferta de aulas preparatórias para o Enem aos estudantes começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka.

O resultado superou a expectativa, tanto que no ano seguinte as aulas passaram a ser ministradas presencialmente. Mais de 4 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem foram distribuídos gratuitamente.

No ano seguinte, em 2016, pelo menos 50 mil estudantes de 132 escolas curitibanas participaram do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná. Romanelli lembra ainda que na página oficial do projeto, disponível na internet, os alunos podem acessar as apostilas dos aulões anteriores e todas as videoaulas já produzidas.

A apostila traz exercícios que já caíram nas provas do Enem e foram selecionados pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka, os mesmos que ministram as aulas. O Aulão do Enem é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, da ONG Instituto Educacional Eureka e do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.