Vereador detido por injúria racial

O vereador de Guapirama, Antônio Rodrigues de Souza(foto), popularmente conhecido por Toninho do Mercado, foi detido pela Polícia Militar na tarde deste domingo, dia 26, injúria racial*.
Segundo o npdiario apurou, durante um jogo de futebol entre o time local contra Pinhalão,Luiz Bento da Costa,torcedor que estava no estádio municipal, viu e ouviu quando o político foi atrás do banco de reservas e iniciou insultos aos jogadores.

Foram manifestados xingamentos como” bando de sem vergonhas” e “pretaiada” e, em seguida, ele teria se armado com uma pedaço de madeira e ameaçado agredir os atletas reservas.
A PM foi acionada,deteve o acusado, que resistiu e teve que ser controlado à força, e enfim encaminhado para a delegacia de Polícia Civil.
Lá, de acordo com versão obtida pela reportagem, o advogado Paulo Oliveira defendeu o político.No fim, a vítima não representou contra o vereador.
Segundo a Polícia Civil informou, Souza foi liberado e irá responder num TC(Termo Circunstanciado) por resistência à prisão.

*Embora impliquem possibilidades de incidência da responsabilidade penal, os conceitos jurídicos de injúria racial e racismo são diferentes. O primeiro está contido no Código Penal brasileiro e o segundo, previsto na Lei n. 7.716/1989. Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.