Promotoria ajuíza ação contra ex-prefeito

O ex-prefeito de Jundiaí do Sul, Jair Sanches(foto), é o alvo de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pela promotoria de Justiça de Ribeirão do Pinhal. Segundo o MP, o então prefeito, candidato à reeleição em 2012, concedeu gratificações injustificadas a 45 servidores entre fevereiro e junho do referido ano, em um ato considerado como “claramente eleitoreiro” pelos promotores responsáveis pelo caso.
De acordo com a ação, as gratificações foram concedidas sem qualquer alteração nas funções dos servidores, sendo que a grande a maioria recebeu o benefício apenas por exercer atividades típicas das suas funções ou para ficarem “disponíveis nos fins de semana”. A ação ressalta que os atos do então prefeito não observaram nenhum critério legal.
O Ministério Público requer na ação que seja aplicada ao réu a pena de suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar, receber benefícios fiscais e creditícios no prazo de três anos.
Jair Sanches foi eleito para a gestão 2009/2012 no cargo de vice-prefeito de uma chapa encabeçada por Valter Abras, que acabou impedido de exercer o mandato por condenações criminais, dando assim a posse ao vice.
Nas eleições de 2012 Jair conseguiu se eleger, porém, assim como sua candidata a vice, teve o registro da candidatura cassada por abuso de poder político, e teve que deixar o cargo de prefeito poucos meses após assumir a prefeitura.
O então presidente da câmara, Márcio Leandro Domingues (PMDB), assumiu a prefeitura até 2014, quando uma nova eleição foi convocada pela Justiça eleitoral.
No pleito os eleitores escolheram Sebastião Egídio dos Santos, o Tião Dias (PT), como prefeito e o município, após anos de instabilidade política, volta a ter um gestor escolhido pelo voto popular e que não enfrenta problemas com a Justiça.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.