Rubens acompanha eleição nos EUA

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (foto), acompanhará, de perto, o processo eleitoral que definirá quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. Disputam o cargo o empresário Donald Trump (Republicano) e a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton (Democrata).
Rubens Bueno seguiu para Washington a convite da Fundação Internacional de Sistemas Eleitorais (IFES, na sigla em inglês).
Entre os eventos programados estão previstas palestras com especialistas em direito eleitoral, professores de universidades americanas e representantes da agência que regula as eleições federais nos Estados Unidos (Federal Election Commission).
Nesta terça-feira (8), data da eleição, representantes da missão oficial visitarão locais de votação na capital, Washington.
Os participantes do evento também trocarão experiências sobre transparência no processo eleitoral, financiamento de campanhas e pesquisas eleitorais.

Sobre o IFES
A Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais (IFES) acolhe mais de 500 participantes em um evento de uma semana de duração, de 6 de novembro a 10 de novembro, que inclui o Programa de Eleições dos EUA 2016 (USEP) e a Conferência de Eleições Globais (GEO-7). O USEP de 2016 e o GEO-7 serão o maior encontro internacional de profissionais eleitorais do ano, com cerca de 90 países representados, da Albânia ao Zimbabwe.
“Estamos muito satisfeitos em mostrar o sistema eleitoral americano para uma audiência internacional de profissionais eleitorais e para facilitar um intercâmbio sobre questões atuais sobre democracia e eleições”, disse William R. Sweeney, Jr., Presidente e CEO da IFES.
O IFES realiza programas bienais sobre eleições nos EUA para oferecer aos praticantes de eleições internacionais, funcionários eleitos e líderes cívicos uma oportunidade de testemunhar as eleições nos EUA e aprender mais sobre o processo eleitoral americano. No dia da eleição, os participantes serão destacados em locais de votação em Maryland, Virgínia e no Distrito de Columbia para ver o processo eleitoral em primeira mão.
GEO-7 reunirá profissionais eleitorais e especialistas para trocar conhecimentos e compartilhar experiências e fornece um fórum para a criação de redes e debate sobre transparência e responsabilidade nas eleições. Thomas Carothers, vice-presidente sênior de Estudos do Carnegie Endowment for Peace, apresentará o discurso principal intitulado “Estado Incerto da Democracia”, que examina o estado da democracia global.
O IFES organiza o GEO-7 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Divisão de Assistência Eleitoral das Nações Unidas, o Instituto Nacional Eleitoral do México, a IDEA Internacional, a Associação dos Oficiais Eleitorais Europeus e o Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África.
Considerada líder mundial na promoção da democracia, o IFES promove a boa governação e os direitos democráticos, prestando assistência técnica aos funcionários eleitorais; Capacitar os subrepresentados a participarem no processo político; e a aplicação de pesquisas de campo para melhorar o ciclo eleitoral. Desde 1987, o IFES tem trabalhado em mais de 145 países, desde democracias em desenvolvimento até democracias maduras. Para mais informações.
Foto: Deputado federal Rubens Bueno, ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, com o anfitrião William R. Sweeney Jr., presidente e CEO da IFES (Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais)

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.