NPdiário | Formados conselheiros de saúde

Formados conselheiros de saúde

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

 

A Secretaria Estadual de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 12, a formatura de 103 novos conselheiros de saúde. A solenidade foi organizada para os formandos da 19ª Regional de Saúde com a organização do Conselho Estadual de Saúde e a Escola de Saúde Pública do Paraná.
“Essa capacitação preparou nossos conselheiros para o acompanhamento da aplicação dos recursos e das políticas públicas de saúde. Com isso, temos pessoas de 20 dos 22 municípios da nossa Regional, mais preparadas para trabalhar na qualificação do Sistema Único de Saúde paranaense”, comenta Ronaldo Trevisan, que está como diretor da Regional de Saúde, durante a licença médica de Alfredo Ayub.
Para o representante do Conselho Estadual de Saúde, Manoel Amaral, o SUS é de todos e um ótimo trabalho dos conselheiros irá auxiliar que o sistema não seja sobrecarregado. A diretora da Escola de Saúde Pública, Tereza Miranda Rodrigues, explica a importância da ação. “Não foi um curso qualquer. Foi pensado da melhor forma para contribuir para os conselhos e também aos municípios”, complementa.
Para o formando Liezer Braz dos Santos de Conselheiro Mairinck foi uma etapa interessante. “Muitas vezes não entendíamos o nosso papel. É fácil cobrar, mas como sociedade podemos colaborar e muito para o melhor atendimento”, argumenta. A aluna Luciane Duarte de Quatiguá explica que já está há 16 anos na área da saúde pública. “Este foi o curso que mais adquiri conhecimento. As informações foram boas e irão contribuir e muito para o trabalho”, analisa.
O curso teve carga horária de 136 horas, divididas em uma média de seis meses de aulas. Foram quatro módulos, sempre em horários alternativos para que os conselheiros pudessem continuar desempenhando suas profissões. Houve 104 horas de aulas presenciais e 32 horas à distância.
Além da organização e o funcionamento da rede pública de saúde, o curso também contemplou o perfil epidemiológico da população do Estado, inclusão digital, instrumentos de gestão e outras questões práticas relacionadas à função dos conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas.

Luciane Duarte destaca o rico conhecimento do curso

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas