CT ensina equitação no NP

O Norte Pioneiro conta com o Centro de Treinamento Equestre Luan Sturion. Dirigido pelo jovem de 24 anos que dá nome à empresa, no local de dois alqueires são ministradas aulas principalmente de doma,equitação e prova dos três tambores.

Luan, que é casado e tem uma filha, começou a atividade como hobby, influenciado pelo pai, o ex-jogador e atual técnico de futebol, Claudemir Sturion, e acabou se tornando
um profissional requisitado e conceituado na região.
Dentro desse ambiente equestre, ele conta ter várias ramificações e uma que se destaca é a equitação para adestramento de cavalos. Essa é uma prática exercida pelo homem há séculos e continua,notadamente para fins mais moderados como trabalho, lazer, equoterapia, turismo rural, competições, dentre outros. Atualmente, nota-se um aumento considerável, o que favorece o mercado e a demanda por pessoas qualificadas para atuarem no segmento.
O curso tem como objetivo passar informações técnicas, teóricas e práticas para iniciantes(desde seis anos), usuários e profissionais do cavalo.O(a) aluno(a)s poderão identificar características zootécnicas ideais de um cavalo de sela, higienização do animal assim como de materiais e sua manutenção. Serão passadas técnicas de montaria, postura, uso das ajudas, mão, perna e peso, transições do andamento, movimentos laterais, recuo e flexionamentos
Durante a aula experimental, são avaliadas desde a postura até o controle e equilíbrio sobre o cavalo. Depois desta aula, o instrutor já sabe em que nível se encontra o aluno e poderá dar a ele aulas adequadas, focando o que ele diagnosticou.
Com três aulas por semana durante seis meses, Luan garante que o cavaleiro ou a amazona estarão prontos inclusive para competição.
Os 17 animais da raça quarto de milha são tratados com ração e feno.
O CT fica às margens da BR-153, atrás da antiga concessionária Volkswagen(Ciplauto), em Santo Antônio da Platina.

O curso promove a sensação de bem estar e ensina a importância de conceitos como a disciplina e segurança”

O aluno que nunca montou é considerado principiante. Ele não sabe controlar o cavalo ainda, como segurar as rédeas nem quais são os meios de comunicação com o cavalo (como pedir as coisas para o cavalo? Qual é a linguagem corporal que usamos para nos comunicar?). Nesse aluno serão trabalhados basicamente postura e equilíbrio e estará pronto para mudar de nível quando estiver com total controle, principalmente no galope, e quando estiver fazendo corretamente uma pista de percurso.
Iniciante: O aluno já está aprendendo a controlar o cavalo dentro da pista, reconhecendo as adequados, mas ainda não tem segurança quanto ao momento certo de agir. Nem sempre acompanha o cavalo. Quando este aluno fizer os movimentos com segurança e calma, com curvas redondas, ele estará pronto para o próximo nível.
Intermediário: Aluno que interfere na condução do cavalo durante um percurso está começando a aprender equitação.
Avançado: O aluno já faz movimentos cadenciados e constantes, mas ainda tem muito que aprender.
Benefícios da Equitação• Melhora o equilíbrio e a postura;
• Estimula as funções tátil, visual, auditiva e olfativa;
• Desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e e visão;
• Aumenta auto-estima;
• Estimula o bom funcionamento dos órgãos internos;
• Ajuda a superar fobias como a de altura e a de animais;
• Estimula a afetividade pelo contato com o cavalo;
• Motiva o aprendizado;
• Promove a sensação de bem estar e
• Ensina a importância de conceitos como a disciplina e segurança.

Mais informações com o próprio professor nos telefones TIM: (43) 9803-5600 e 9982-4352.

max1 max2 max3 max4 max5 max6 max7 maxcapa maxresdefault (1)

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.