NPdiário | Fernanda Richa se reúne com 400 cafeicultoras do Norte Pioneiro

Fernanda Richa se reúne com 400 cafeicultoras do Norte Pioneiro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Evento foi em Ibaiti

A secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa, participou nesta terça-feira (9), do 5º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros Das Colinas (CTG), em Ibaiti.

O evento foi organizado pela Emater, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Ibaiti e reuniu cerca de 400 cafeicultoras da região. São elas, em sua maioria, proprietárias de pequenas áreas de agricultura familiar, mas há também parceiras, que cultivam a terra cedida pelo proprietário.

Fernanda Richa foi recebida pelo prefeito Dr. Antonely e a primeira dama e presidente do Provopar de Ibaiti, Flaviana Fadel de Carvalho.

Dr. Antonely ressaltou a importância do evento no município de Ibaiti para mostrar à sociedade o envolvimento da mulher no campo. Ele ainda destacou o trabalho realizado com as mulheres, possibilitando a independência financeira e empreendedorismo.

“Na maioria das propriedades rurais, as mulheres estão sempre envolvidas em todo o processo da produção do café, do plantio à colheita. Este encontro vem trazer informações, capacitação profissional e consequente valorização do trabalho da mulher na produção do café da nossa região”, disse.

O prefeito ressaltou os esforços da nova administração para a readequação da estrutura mecanizada do pátio de máquinas para atender a população. “Nossa administração está trabalhando para melhorar as condições das famílias no campo. Nesta semana conseguimos readequar uma verba que estava parada desde 2012 e iremos trazer para Ibaiti duas grades aradoras e duas grades niveladoras para atender os produtores rurais”, falou o prefeito.

Dr. Antonely ainda reafirmou o compromisso do fornecimento de 250 mil mudas de café e 1.000 toneladas de calcário que serão subsidiadas pela Prefeitura de Ibaiti aos produtores de café do município.

O prefeito também salientou a boa relação entre a Prefeitura e Legislativo. “Nos próximos dias o município de Ibaiti vai receber através de emenda parlamentar do deputado Mauro Moraes, mais um trator agrícola. Um pedido feito pelos vereadores que vai atender as famílias no campo” concluiu o prefeito.

Fernanda Richa falou sobre a importância da cafeicultura na história do Paraná e a contribuição das mulheres agricultoras no Ciclo do Café, período de grande desenvolvimento para o Estado. “O Paraná e o café têm um vínculo centenário. Ele financiou a construção do Centro Cívico, as primeiras estradas ligando o Norte produtor agrícola ao porto de Paranaguá, que eram a Estrada do Cerne e, depois, a Rodovia do Café”, lembrou Fernanda Richa.

De acordo com ela, hoje a cultura do café no Paraná gera milhares empregos e novas tecnologias e, também, contribui de forma decisiva para o equilíbrio da balança comercial brasileira.

Uma unidade móvel de atendimento à mulher do campo e da floresta, coordenada pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, estava no evento à disposição do público. As mulheres que visitaram o espaço receberam informações sobre violência doméstica e familiar e sobre os seus direitos.

Fernanda, Dr. Antonely e Flaviana visitaram o espaço, chamado de Ônibus Lilás. A unidade percorre o Estado e levam serviços da Secretaria da Família às áreas mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Elas são equipadas para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a privacidade delas.

O 5º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná realizado em Ibaiti integra um projeto iniciado na região em 2013, com várias metodologias – reuniões, intercâmbios, visitas técnicas, dia de campo e encontros. O objetivo é capacitar e a organizar as mulheres cafeicultoras. A iniciativa melhorou a qualidade do café produzido na região, que já compete e vence em diversas categorias do concurso Café Qualidade Paraná.

Fotos:Luciano Honda

Este slideshow necessita de JavaScript.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas