Jacarezinho debate Ecologia, Saúde e Ensino de Ciências

Durante a XVI Semana de Biologia 

A coordenação do curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), abriu na noite de segunda-feira a XVI Semana de Biologia e o III Simpósio em Educação e Ecologia Aplicada. Cerca de 150 estudantes de vários municípios do Paraná e São Paulo participam do evento, que conta com palestras, minicursos e trabalhos científicos na área de biologia e afins. O evento é estendido a estudantes do curso de Licenciatura em Biologia, mas também a profissionais da área e estudantes de outras disciplinas, além de outros interessados.

Segundo o coordenador do curso e do evento, professor Alexandre Fernandes da Silva, o objetivo do evento é de atualizar temas variados aos graduandos do curso de Biologia da UENP, que em breve terão no currículo a formação de professor. “A proposta é de melhorias da formação acadêmica dos alunos e também do aperfeiçoamento de atuantes da área, quando buscamos trazer uma variedade de atividades e profissionais que possam contribuir para a formação acadêmica, profissional e intelectual dos participantes”, comenta o professor.

O evento prossegue até sexta-feira, com várias oficinas aos participantes, inclusive de taxidermia – técnica que consiste em empalhar animais, preservando suas características físicas. Este minicurso será ministrado pelo professor procopense João Aparecido Galdino, um dos fundadores do Museu de Taxidermia de Cornélio Procópio.

Programação — Nesta quinta-feira, dia 28, aconteceu a segunda etapa no minicurso de taxidermia. No mesmo horário, haverá o minicurso “Kefir: O Tesouro Probiótico”, ministrado pela professora Juliana Deganello, do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho. Ainda na quinta-feira, às 17:30h serão apresentados os trabalhos científicos dos alunos do curso de Biologia. Depois, acontece a palestra “Taxidermia: Aproveitamento de Material Biológico”, seguida da palestra “Fundamentos de Espeleologia”, pelo professor Ricardo Aparecido Campos.
Sexta-feira, dia 29, também haverá uma extensa programação, que começa às 14:00 horas, com a última fase do minicurso de Taxidermia, com o professor Galdino e o capitão Donizete Lemos da Silva. O londrinense Henrique Garcia Rocha faz palestra às 19:30h, sobre “Produção de Mudas Nativas e Restauração Florestal”. Às 21:30h acontece a premiação das apresentações dos trabalhos, seguida de encerramento, com apresentação musical.

Texto e fotos; Valdir Amaral/Especial para o Npdiario

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.