Olericultura Orgânica abre atividades técnicas na Efapi

No Recinto de Leilões

O primeiro dia de atividades da edição 47 da Exposição-Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi) começou num ritmo bastante intenso na manhã de quarta-feira, dia 24 com duas palestras técnicas.

A Feira está sendo realizada no recinto do Parque de Exposições “Dr. Alício Dias dos Reis” e prossegue até domingo, dia 28. O Recinto de Leilões foi o local que acolheu dezenas de produtores rurais do Norte Pioneiro que estão já cultivando e, outros, pesquisando, analisando e procurando enveredar-se para o cultivo de Olericultura Orgânica. A iniciativa depois foi realizada no espaço Vegas Eventos.

Ou seja, destinar pequena, média, grande ou toda a área de suas propriedades para investir em produção dos diversos produtos de hortifrutigranjeiros sem agrotóxicos já que o mercado consumidor e revendedor está bastante aquecido, como fez questão de frisar na abertura do evento, o Engenheiro Agrônomo e Gerente Regional da Emater, escritório de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves.

“Temos 10 empresas hoje, entre São Paulo e Curitiba que estão investindo e precisam ser abastecidas por produtos orgânicos, com isso, aumenta à expectativa nossa também de suprir esta demanda aumentando propriedades rurais com o cultivo de produtos orgânicos para atender estes empreendimentos”, ressaltou Maurício.

Ainda segundo ele, atualmente são 37 produtores já cadastrados que estão inseridos no cultivo de olericultura orgânica na região. “Temos 57 em processo de certificação e, até 2020 pretendemos chegar a 200 produtores e, para isso, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) está trabalhando com muito esforço, dedicação, comprometimento qualificando e capacitando seu quadro de profissionais para que possam dar uma assistência técnica de alto nível que atenda as dúvidas dos interessados das propriedades rurais de nossa região”, frisou.

Maurício ainda lembrou que todo o processo de expansão deste setor tem o envolvimento de órgão em Bandeirantes que faz a auditoria e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)/Cert que responde pela certificação do investidor rural.

Por fim enfatizou que a expectativa para com a Efapi é muito grande no sentido da programação técnica com palestras que vão de encontro à realidade regional, como por exemplo, temas que serão tratados esta semana: Seminário Regional de Bovinocultura de Leite, Encontro de Produtores de Frango Seara, Seminário de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar, Seminário Regional de Pecuária de Corte e Seminário Regional de Soja.

O Encontro Regional de Olericultura Orgânica contou com a abertura por volta das 9 horas. Em seguida aconteceu o Painel – Relato de experiências: Emater x Produtor, tendo como moderador Valdinei Garcia Fernandes (Emater); envolvidos ainda Felipe Youssef Abboud (Emater) e Douglas Inocêncio Ribeiro, produtor; Edilene Preti Ferrari (Emater) e o produtor Welison Alves Pereira; Thaís Maria Coccia e Heros Danilo Mainardes Fonseca, ambos da Emater e o produtor Paulo Sérgio Constantino de Oliveira.

Às 10h30 foi realizado o Painel – Comercialização através da moderadora Marina Paschoal Pinto Lima, da Emater e, às 11h30, exposição de conteúdo de Viveiros Tomi: Produção de Mudas de Olericulturas; por fim, às 12h30m, aconteceu a entrega de Certificados Orgânicos dos Produtores. Mais de 200 pessoas se fizeram presentes e, no final, participaram de almoço servido pelo Restaurante Vegas.

Produtor – José Avilar Rissá Filho, de Ribeirão Claro, há 26 anos trabalhando no Sítio Maranata, disse que o local está com vários hectares no plantio de mandioca e tomate.

“Algum tempo atrás a Emater promoveu um curso e, em seguida, treinamento. Daí analisamos e achamos importante o plantio de orgânico que está em expansão. Hoje, plantamos e repassamos para a Associação que faz a comercialização”. João Pedro Fertunato, representando a Associação de Produtores Orgânicos (APO) de Ribeirão Claro informou que a unidade iniciou as atividades em 2009.

“Em nossa região temos aproximadamente 21 produtores, já chegamos a ter 28, e todos estão certificados. É que para produzir o orgânico uma equipe vai até a propriedade, faz análise, auditoria, certifica e aí libera para o plantio, tudo feito com o apoio da Emater e, estamos hoje aqui para melhorar os investimentos com a troca de experiência e novidades partilhadas até porque já temos mais de 10 produtores esperando para entrar na associação e entregar suas produções”, falou João.

Alguns produtos estavam em exposição como do Sítio Canaã, de Jacarezinho; da Mateli, de Curiúva; a Orgânicos Ki Sabor, de Wenceslau Braz; do Sítio Santa Regina, de Ribeirão Claro e, Vida na Horta, da Agricultura Familiar, de Ribeirão Claro.

Prefeito – O chefe do executivo de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto (PHS), o ‘Prof. Zezão’, falou na abertura do evento e destacou que esteve recentemente em Curitiba visitando a Secretaria Estadual da Agricultura para que o escritório regional da Emater se consolide cada vez mais no Município, se fortaleça e, com isso, novidades sejam alcançadas como um local de distribuição regional. “Estamos empenhados nisso”.

O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luís Carlos da Silva, que é produtor rural, lembrou que o momento atual da agricultura está bom para ganhar dinheiro e citou, como exemplo, o plantio de tomate que tem preço e está em ascensão. “Este evento é para se aprender mais e melhor e ter uma demanda de produtos orgânicos de qualidade”.

Da Rural – Fez também uso da palavra na abertura do Encontro Regional de Olericultura Orgânica, o vice-Presidente da Sociedade Rural do Norte Pioneiro, Frans Loman. “Foi nosso intuito, desde o ano passado, que a Feira seja geradora de oportunidades e isso é o que estamos vendo hoje. Acredito muito no potencial da Exposição e em todos os produtores que estão vindo para buscar mais conhecimento”.

Seab – O Veterinário Fernando Emanuel Gonçalves Vieira, que é Chefe do Núcleo Regional de Jacarezinho da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, representando o Secretário Estadual Norberto Anacleto Ortigara, fez questão de ressaltar o apoio do governo do Estado nos projetos em andamento para o fortalecimento do setor em discussão naquela manhã. “Estamos trabalhando muito com uma política pública de comprometimento e expansão. Para isso, estimulamos que os municípios tenham condições de produzir mais produtos orgânicos e, assim, o próprio governo estadual, municipal, seja a fonte de consumo dos produtos, ou seja, tendo um alimento de qualidade entregue nas repartições de funcionalidade do próprio governo, como asilos, creches, hospitais, enfim, porque não priorizar a compra de produtos da olericultura dos produtores orgânicos, na agricultura familiar ampliando a compra institucional!?”, realçou.

Líder – No final de 2018 o Paraná era considerado em nível nacional, líder em cultivo de orgânicos com certificação, quer dizer. Eram 2.402 propriedades, de acordo com o cadastro nacional de produtores orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em segundo lugar aparecia Rio Grande do Sul, com 2.362 e, em terceiro, São Paulo, com 2.147. No Brasil, eram 16.249 propriedades rurais certificadas. O programa Paraná Mais Orgânico, do Governo do Estado, inédito no Brasil, é uma das iniciativas que mais contribuíram para essa conquista paranaense.Hoje, os números já podem estar diferentes e ranqueando melhor o Estado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira.

Reportagem: Jornalista Fábio Galhardi/Especial para o Npdiario

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.