Rondonistas promovem saúde preventiva em Jacarezinho

Operação segue até cinco de agosto

Oficinas e palestras sobre a área da saúde dominaram o primeiro de atividades da Operação Rondon 2017, nesta semana, em Jacarezinho. O município e mais nove cidades da região recebem a operação promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A operação segue até cinco de agosto, envolvendo cerca de 240 rondonistas.

Em Jacarezinho, equipes da UEPG e da Universidade Positivo (UP) promoveram cinco oficinas, em unidades básicas de saúde (USB), no Consórcio Público de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) e Centros da Juventude do município. Quatro ações se voltaram para assuntos relativos à saúde, atingindo públicos diversos, desde adolescentes, usuários dos sistema público de saúde e agentes de saúde. A proposta é orientar e conscientizar a população sobre a importância da saúde preventiva.

Pela manhã, acadêmicos da UP e da UEPG ministraram oficinas focadas em direitos das mulheres e em gestão do orçamento familiar, na USB Dr. Iolando Batista. Bruna Cristina de Cristo, acadêmica do 3º de Odontologia da UP, falou sobre os direito das mulheres, onde abordou a saúde feminina, com assuntos como exames preventivos, mamografia e saúde bucal. A atividade foi realizada de forma dinâmica, como se estivem num salão de beleza. Enquanto faziam unhas e maquiagem, repassaram informações às mulheres, importantes para o seu cotidiano familiar. A estudante afirma que a experiência permite uma troca de conhecimentos e aprendizagem.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.